Marcadores
- Comer e Beber (2)
- Descrição do Apartamento (2)
- Fotos (1)
- Pontos Turísticos (1)
- Vilas do Atlântico (2)
Pesquisar
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
LINHA VERDE
Recantos isolados e fazendas de coqueiros, formam o cenário mais conhecido do litoral norte da Bahia.
A Costa dos Coqueiros, como os baianos chamam o litoral norte do estado, estende-se de Salvador à fronteira com Sergipe num trecho de 230 km. As cidades do roteiro tem acesso tranquilo: a BA-099, plana e reta, liga quase todos os destinos, com exceção de Mangue Seco, alcançada por barco. A rodovia recebe duas denominações distintas do trajeto. Da capital até a Praia do Forte, chama-se Estrada do Coco. E, a partir desse ponto, ganha o nome de Linha Verde.
________________________________________________
Arembepe :
primeira parada do roteiro, a 50 km de Salvador, recebe muitos visitantes de fim de semana. Ao sul da vila, a praia tem vegetação preservada. Conheça a base do Projeto Tamar, a Aldeia Hippie e a praia de Guarajuba, endereço do novíssimo resort Vila Galé Mares.
Ao norte, a próxima praia é Itacimirim, com orla recortada e várias pousadas. No trecho conhecido como Espera, o navegador Almir Klink desembarcou após atravessar o Atlântico em um barco a remo, em 1984.
Ponto inicial e mais badalado da Linha Verde,
________________________________________________
Praia do Forte:
a 84 km da capital, conta com intensa vida noturna nos finais de semana e na temporada. A orla preservada abrange piscinas naturais que convidam s um mergulho com máscaras e snorkel. Na principal base do Projeto Tamar, veja os tanques de tartarugas marinhas. Conheça o Castelo Garcia d'Ávila (1551), sede de uma sesmaria que se estendia da Bahia ao Maranhão. Em 2006, a região ganhou o Iberostar, projetado para ser o maior resort do país. Para curtir o sol e o agito pós-praia fique dois dias.
Apenas 10 km separam Praia do Forte de Imbassaí. Com acesso por pontes improvisadas de madeira, a praia fica separada da vila por uma duna alta e pelo rio Imbassaí, que corre paralelamente ao mar. A praia de Santo António, com dunas preservadas, também está perto. Em dois dias, você conhece as praias da região. Dali até a Costa do Sauípe são só 15 km. Quem quer só conhecer o complexo, com resorts, pousadas, praia exclusiva, centros esportivos e vila com bares e restaurantes, pode optar pelo day-use, sistema do qual se paga uma taxa para passar o dia. Se ficar hospedado, reserve pelo menos quatro dias.
De Costa do Sauípe para Sítio do Conde a viagem se estica por mais 104 km. A cidade oferece 97 km de dunas, coqueiros, manguezais, rios e vilas de pescadores. Vale a pena conhecer as praias de Siribinha e Barra do Itariri. De barco, faça o trajeto pelo Rio Itapicuru até Cavalo Russo, local cercado por uma grande duna com riacho bom para banhos. Para os passeios, a pé e a bordo, reserve dois dias.
Na fronteira com Sergipe, a 77 km de Sítio do Conde, Mangue Seco inspira devaneios litorâneos desde que
apareceu na novela Tieta, da Rede Globo. As dunas altas da praia de 30 km de extensão, cercadas de fazendas de coqueiros e manguezais, continuam isoladas e mantêm o clima de vilarejo. Apesar de estar da Bahia, o acesso é pela SE-318, continuação da Linha Verde, até Pontal (SE) ou Terra Caída (SE) e depois de barco. Há opção de seguir pela praia na maré baixa, a partir de Costa Azul. Mas só veículos4x4 podem tentar. Fique, no mínimo, dois dias para curtir a região.
Informações retiradas do Livro :
>novoGUIA QUATRO RODAS, Brasil 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário